DENTE é um coletivo de produção de feiras e eventos voltados às publicações independentes e autorais que não circulam no meio editorial e comercial convencionais.

As atividades de criação, publicação e distribuição autônoma de livros, zines, revistas e impressos, seja de histórias em quadrinhos, artes plásticas, poesia, literatura ou fotografia, tem se sofisticado e popularizado notavelmente durante os últimos anos no país. Na contramão da crise editorial impressa vivida pelos grandes veículos de comunicação e editoras industriais brasileiras, o mercado de publicações independentes se fortalece em termos de quantidade, qualidade e visibilidade.

A Dente Feira de Publicações, principal produção do coletivo Dente, é uma feira nacional e anual, que surge com o objetivo de legitimar Brasília como ponto de referência dentro do mercado editorial, de dar visibilidade e destaque à produção brasiliense e independente, proporcionar o contato entre a comunidade do Distrito Federal e produções de outras regiões do país, prezando pela relação direta entre autores, editoras e consumidores, assim como propõe-se a fomentar a renovação do público leitor, consumidor e de novos produtores, por meio de atividades de oficinas, mesas de debate e rodas de conversa.

Entre uma e outra feira Dente anual, outros eventos contemplam a produção regional do Distrito Federal, como as feiras Dente de Leite, a Feira 1,99 e zoeiras zineiras como a Olimpíada de Zines.

O coletivo Dente e suas produções são uma proposta construída em conjunto por oito editores e autores de selos de publicações locais:

Augusto Botelho, Daniel Lopes, Ana Terra Fensterseifer, Heron Prado, Livia Viganó, Lovelove6, Lucas Gehre e Tais Koshino.

Icone FB Icone Insta

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar